domingo, 17 de outubro de 2010

Sociedade Contemporânea



Quando criança não perdia tempo em pensar o que seria quando crescesse... queria mais era brincar na rua, inventar brincadeiras, implicar meus primos, andar de bicicleta, ler, ficar à toa...

As pesssoas viviam falando que o "futuro" seria de grandes surpresas... Que os carros voariam, que seríamos capazes de nos tele-transportar e muito mais. Já cresci e hoje vejo que muitas coisas não aconteceram, porém muitas outras que nem imaginavam existem.

Mas o que mais me preocupa não são as conquistas do homem, mas o que ele vem fazendo com elas... Podemos dizer que se ganhou mais qualidade de vida? Podemos dizer que evoluímos? Podemos dizer que os relacionamentos realmente se intensificaram com os vários recursos tecnológicos?

Eu sei que as crianças de hoje em dia não têm a mesma liberdade que tinha na minha infância, talvez tenham mais libertinagem e menos limites, e isso não é vantagem alguma.

Eu sei que as pessoas estão se tornando cada vez mais superficiais, os relacionamentos cada vez mais artificiais e menos duradouros... já percebeu como as pessoas têm mais dificuldade em se sentirem felizes?

Certa vez me disseram que felicidade é querer ter o que já se tem! E não é verdade?!

Acho que é hora da sociedade perceber que não dá mais para o poder, ganância, influência e dinheiro estarem acima do bem estar geral do mundo... Quando o homem irá perceber que ele já tem tudo que precisa ter?! Quando destruir todos os recursos naturais? Quando provocar um desastre natural irremediável? Quando extinguir várias espécies animais e vegetais? Quando provocar um colapso no mundo e sua própria extinção?!

Estou sendo realista e geralmente a verdade incomoda um pouco, mas vejo atualmente muito discurso sobre sustentabilidade, muitas vezes com cunho comercial/ financeiro e marqueteiro, incluindo os clichês e chavões em torno deste assunto... é de irritar e revoltar.

Quando houve a proposta de se expressar com imagens a sociedade contemporânea, tive muitas idéias e viagens, mas depois de "voltar" pra Terra percebi que o conjunto das imagens e palavras refletiam nada mais que as grandes dúvidas à cerca da vida do homem... Seu passado, seu hoje e seu futuro, as constantes mudanças que sofremos e sofreremos, a eferemidade do mundo, e vi o quanto estamos em conflito. E vi o quanto estas questões e preocupações são atemporais.

Quando criança não perdia tempo em pensar o que seria quando crescesse, mas eu imaginava como seria o mundo...
             ... hoje, eu sei que ele não é como eu imaginava...

mas nuinca é tarde para GRANDES .... e NOVAS.....
                                                            

Letícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário